sexta-feira, 1 de abril de 2011

Um pedido de desculpas e uma receita!

Começo esse post me desculpando pela minha ausência, mas tive um bom motivo: fiquei fora 15 dias e tive de me dividir entre trabalho e família, a saudade estava acumulada e mesmo parecendo muito tempo faltou horas nos meus dias. E com isso faltou tempo para o blog, desculpem!!

Como eu tinha dito anteriormente fui para Marabá-Pará, fizemos um evento incrível, e na falta de tempo para executar as receitas típicas os amigos me mandaram os pratos já prontos para que eu pudesse trazer para Minas, ganhei Maniçoba da D. Cláudia, Pato no tucupí da Ivete, Vatapá da Cinthia (cunhada). E ainda comprei algumas coisas para preparar eu mesma: tucunaré, tucupí, jambú, camarão e patinha de caranguejo empanados. Vamos ver no que vai dar... rs

Pra inaugurar a sessão Regionais apresento-lhes o:

Tacacá

 

Ingredientes

  • 2  litros de tucupí
  • 1  cebola
  • 6  dentes de alho 
  • 1  colher (sopa) de açúcar
  • 1  colher (chá) de sal
  • 4  pimentas de cheiro
  • folhas de chicória
  • 2 maços de jambu
  • 1/2 kg de camarão salgado (seco)
  • 1/2 xícara de goma de mandioca

Em uma panela ferva o tucupí, tempere com alho, chicória, açúcar, sal e a cebola inteira, leve ao fogo e deixe levantar a fervura, baixe o fogo e deixe cozinhar por 40 minutos.
Retire a cabeça do camarão e deixe de molho em uma vasilha com água para retirar o excesso de sal, troque a água algumas vezes, na última acrescente suco de limão para dar um sabor especial. Escorra e seque-os bem, reserve.
Limpe o jambú retirando os talos mais duros e folhas amareladas, cozinhe  em água quente, até os talos ficarem macios, retire e escorra, deixe reservado.


Goma: Ferva 4 xicaras de água com sal a gosto, dissolva a goma em uma vasilha com água fria, acressente ao poucos na água fervendo, até ficar um mingau grosso, ou, ao ponto de sua preferência. Na falta da goma de mandioca pode ser usado o povilho azedo.
 
Sirva em uma cuia: duas colheres de sopa de goma, uma concha de tucupí (
bemmmm quente), algumas folhas de jambú, camarões, pimenta e sal a gosto. Use um palito para ajudar a 'pescar' os camarões e o jambú.

Dizem que o Tacacá é o melhor remédio para combater a ressaca. Eu concordo totalmente... rs

Nenhum comentário: